quarta-feira, novembro 09, 2005

Dicas para a Igreja Católica

Semana passada eu freqüentei uma missa. Nem me lembro qual foi a última vez que eu sentei em um banco de igreja para ouvir o sermão do padre. A verdade é que a igreja tem perdido cada vez mais fiéis para as outras religiões ou alguns fiéis para religião nenhuma, que é o meu caso. Continuo acreditando em Deus e os motivos que me levaram a abandonar a fé católica foram muitos, entre eles a falta de respostas convincentes para algumas perguntas que me assombravam (e continuam me assombrando) a mente. Mesmo assim, acho que esse não é o maior motivador da fuga de fiéis da igreja. O grande motivador, em minha opinião, é a falta de atratividade que a missa possui. A começar pelas músicas que são cantadas na igreja, que são incrivelmente ruins. Não sou defensor do show-missa do padre Marcelo Rossi, mas atingir os fiéis em cheio com uma música que os faça cantar prazerosamente e entusiasmadamente seria uma boníssima estratégia de marketing. Funcionou naquele filme da Whoopi Goldberg. A fé católica diz que Deus é amor, o que não quer dizer que ele seja brega. Precious Lord, (tem uma versão cantada por B.B. King que é fenomenal) seria uma ótima opção para as igrejas. O andamento da missa também é algo que pode ser mudado. As leituras da bíblia poderiam ser substituídas por uma leitura de cotidiano, onde o padre comenta alguns fatos que ocorreram recentemente baseado na visão da igreja. Isso esclareceria o ponto de vista da igreja sobre os mais variados assuntos. Também poderia ser abolido aquele tête-à-tête do padre com os fiéis, onde são ditas sempre as mesmas coisas e as respostas são sempre as mesmas (Ex: “o Senhor esteja convosco / Ele está no meio de nós...”). Isso poderia ser substituído por perguntas dos fiéis aos padres, durante a missa. A pergunta de um pode ser a pergunta de muitos. A interatividade do rito é muito pequena e tornar a missa mais interativa pode fazer com que a ida a igreja deixe de ser, para muitos, um sacrifício para ter a alma salva, além de deixar a missa menos sonolenta.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com