segunda-feira, novembro 21, 2005

Ah, GNT...

O canal por assinatura GNT está lançando no Brasil a série Weeds.

Aqui vai a descrição, disponível no próprio site do canal:

WEEDS (que significa "erva" em inglês) é a nova atração do GNT. Polêmica, a série tem como protagonista a atriz Mary-Louise Parker (de Angels in America, Tomates verdes fritos e The West Wing). Parker encarna Nancy Botwin, uma viúva que para garantir o sustento dos filhos passa a vender maconha na pacata e, aparentemente conservadora, Agrestic; pequena cidade do interior da Califórnia. Compõem o elenco nomes como Elizabeth Perkins e Keavin Nealon. Weeds é uma série tragicômica que apresenta o lado politicamente incorreto dos tradicionais lares americanos.

Não achei que pegou bem para o canal. Não porque eu seja contra a descriminalização da maconha. Se quiserem saber a verdade, eu, mesmo sem ser usuário da droga, sou a favor da legalização. Não da maneira idiota como Marcelo D2 e a maioria daqueles que Mr. Manson (do genial Cocadaboa) descreveu como “maconhistas” neste texto. Eu, eu mesmo e Irene, que não somos idiotas, sabemos que a maconha vicia e faz mal, assim como o cigarro, o alvo preferido dos maconhistas. Defendo a descriminalização da maconha por uma série de outros motivos que encheriam este post com assuntos nos quais eu não gostaria de tocar, pelo menos não por enquanto. O que eu quero falar mesmo é do canal GNT. Não achei que pegou bem porque o canal GNT, apesar de ser voltado para um público bem mais instruído do que a maioria dos brasileiros, toca num assunto delicado com a naturalidade de quem faz um seriado sobre seis amigos tentando levar a vida em NY. Pisaram na bola ao tentar ser polêmicos e na verdade, serem polemistas, que são coisas bem diferentes. O público brasileiro ainda não está preparado para assistir programas que tratam a maconha com naturalidade ou para assistir um beijo gay no horário nobre (sem preconceito com as bonecas, que isto fique bem claro) sem que a sua opinião seja ofuscada pela opinião dos profissionais da televisão, televisão esta que todos sabemos ser um reduto de gays e maconheiros. Acho que o casamento gay deve ser legítimo e que a maconha deve ser legalizada, mas somente quando isto refletir a opinião da imensa maioria. Estamos vivendo uma renovação de idéias neste país com a troca de geração que se dá (coisa que já foi vivida em outros países). A geração dos meus pais e avós, que acha o homossexualismo uma doença e que eu, por não fumar, não posso ter nenhum amigo que fume maconha, está sendo substituída pela minha geração, que não dá a mínima se um sujeito é gay ou não e que sabe que a maconha já faz (ou fez) parte do cotidiano da grande maioria das pessoas da sua idade, mesmo que elas não tenham usado. Quem é o sujeito da minha idade que nunca viu alguns dos seus amigos fumarem maconha? Duvido que exista um. Eu penso que o canal GNT está errado. Ainda não estamos na hora de enfrentar um debate destes com maturidade no Brasil, sem que haja um sério conflito de gerações na sociedade camuflado pela divergência de opinião em relação a tais assuntos delicados.

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com